Sociedade

15 anos após o Euro 2004 o Porto recebe a sua primeira final europeia da UEFA

  • Notícia

    Notícia

#pf_Portugal_Gales_25.jpg

Pedro Figueiredo

O empate de Portugal frente à Itália, na Liga das Nações de futebol, colocam Portugal na fase final da competição que, já se sabe, vai decorrer no Porto e em Guimarães. A candidatura da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contou com a estreita colaboração da Câmara do Porto e do FC Porto e teve sucesso. Era apenas preciso que Portugal se apurasse e isso está já garantido, mesmo antes do jogo final do grupo que decorre na próxima terça-feira, com a Polónia.

A autarquia tinha já colaborado com a FPF e FC Porto na apresentação da candidatura da cidade à Supertaça Europeia de 2020, que foi vencedora e que trará ao Porto campeão da Champions League e vencedor da Liga Europa, ou seja, as duas mais importantes equipas das competições da UEFA.

No caso da Liga das Nações, caso a seleção portuguesa vença o grupo 3 da Liga A, a fase final acontecerá no Porto e em Guimarães, já que a candidatura apresentada é conjunta.

O Estádio do Dragão e o Estádio D. Afonso Henriques vão, assim, acolher as meias-finais, em 5 e 6 de junho de 2019, e a final e o jogo de atribuição do terceiro lugar, no dia 9 do mesmo mês. No Porto decorrerá, em Agosto de 2020, o jogo da Supertaça Europeia, fazendo da cidade um dos principais palcos para o futebol mundial nos próximos anos.

A candidatura à fase final da Liga das Nações exigia a apresentação de dois estádios com uma lotação mínima para 30 000 espectadores e separados por um máximo de 150 quilómetros. Portugal é o primeiro país apurado, mas Espanha, Bélgica e França lideram os seus grupos, estando bem encaminhadas para lhe fazerem companhia no Porto e em Guimarães.

O triunfo no grupo 3 da Liga A da Liga das Nações garante também acesso aos play-offs de apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2020, que Portugal só precisará de disputar se não conseguir um dos dois primeiros lugares no seu grupo de qualificação, em que será cabeça de série.

O sorteio dos 10 grupos de qualificação para o Euro2020 está marcado para 2 de dezembro, em Dublin, sendo esse o mês em que o Comité Executivo da UEFA indicará oficialmente o anfitrião da fase final da primeira edição da Liga das Nações: Porto e Guimarães.

Depois do Euro 2004, esta será seguramente a mais mediática e importante competição desportiva realizada em Portugal, prevendo-se a transmissão televisiva para praticamente todos os países do Mundo.