Sociedade

13.ª Corrida da Mulher foi a mais participada de sempre

  • Notícia

    Notícia

À 13.ª edição, a Corrida da Mulher estabeleceu um novo recorde de participantes: no domingo foram 22 mil as mulheres (mais duas mil que em 2017) que, a correr ou a caminhar, encheram de rosa as ruas da cidade, ajudando o IPO-Porto na luta contra cancro da mama.

Foi uma manhã de animação e muita festa na Alameda das Antas, com mulheres de todas as idades, em representação de 25 nacionalidades, a deixarem a sua marca na mais participada edição de sempre da Corrida Mulher.

A prova de 5 km, exclusivamente feminina, associou-se uma vez mais à prevenção do cancro da mama, angariando 22 mil euros para o IPO-Porto. Ao cabo de 13 edições, os fundos angariados para esta causa ultrapassaram já os 240 mil euros.

Este ano com partida e chegada na Alameda das Antas, a prova contou com diversos pontos de animação ao longo do percurso, se bem que o momento mais esperado foi a atuação de Virgul, logo após a cerimónia de pódio.

Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, deu o tiro de partida às 10 horas, assistindo depois à imensa onda rosa que lentamente foi evoluindo pelas ruas da cidade.

MÓNICA SILVA VENCE PELA SEGUNDA VEZ

Em pouco mais de 17 minutos, as principais atletas de elite que participaram na prova cortaram a linha de meta. Mónica Silva (ISAG) foi a mais rápida, com 17m09s, repetindo a experiência de vitória conquistada em 2011.

Marta Martins (SC Braga), com 17m38s, e Patrícia Oliveira (Grecas), com o tempo de 17m55s, completaram o pódio desta edição, que teve duas participantes com 92 anos e 28 com mais de 80, além de 42 aniversariantes.

Tal como na corrida, a cerimónia de pódio também foi um exclusivo de mulheres, com Helena Ballestero, da Skechers, e Teresa Loreto, da EDP, a juntarem-se a Catarina Araújo na entrega dos troféus às três primeiras classificadas.