Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

12ª Maratona do Porto EDP com novo percurso
28-10-2015

Foi hoje apresentada a 12ª edição da Maratona do Porto EDP, uma prova que se realiza no dia 8 de novembro, às 9 horas, e que este ano conta com algumas novidades relativamente ao percurso e ao ponto de partida e de chegada, que serão agora no Queimódromo.

 

O Planetário do Porto recebeu a apresentação da 12ª edição da Maratona do Porto EDP, a maior maratona do Porto com 42 km que tem, nos últimos anos, registado um significativo aumento no número de participantes, nacionais e estrangeiros, de diferentes idades.

 

Esta corrida é constituída por três vertentes: a Maratona do Porto EDP com um percurso de 42 km, a prova "Family Race" com 15 km e a "Fun Race" com 6 km. Tanto a Maratona do Porto EDP como a prova "Family Race" ouvem o tiro de partida pelas 9 horas. A "Fun Race" começa às 10,30 horas. No próximo dia 8 de novembro, o ponto de partida e de chegada, das três vertentes da prova será no Queimódromo, uma novidade na edição deste ano.

 

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira refere-se a esta maratona como uma "prova histórica" considerada a "maior prova portuguesa" e "acessível a quase todos". Para além de um objetivo de promoção turística da cidade e da economia local, o autarca quer que se veja o Porto como uma "cidade saudável e amiga do desporto".

 

Relativamente às novidades implementadas este ano, Rui Moreira referiu que houve atenção da organização para a "diversificação de locais" de modo a diminuir ao máximo eventuais "constrangimentos" inerentes a uma prova desta envergadura.

 

Jorge Teixeira, Diretor Geral da Maratona do Porto EDP, refere que a alteração ao percurso é a grande novidade deste ano. Um percurso "mais envolvente" e "mais rápido" onde se irá procurar bater o recorde em solo português no que concerne à Maratona do Porto EDP que atualmente está na marca das 2h09m51s.

 

Para além da prova física, ao longo do caminho, estarão também instalados 13 postos de animação que irão albergar bandas de música e DJ´s.

 

Nos objetivos estabelecidos para este ano, no caso masculino, o prémio máximo de 7500 euros vai para o atleta cuja marca ficar abaixo de 2h07m00s. No caso feminino, o prémio máximo, do mesmo valor, será entregue à atleta cuja marca ficar abaixo de 2h25m00s.

 

Na edição de 2014, os grandes vencedores foram dois atletas etíopes: Workneh Fikre Serbessa com 02h13m10s e Marta Tigabea Mekonen com 02h31m54s. De salientar que Marta Barros foi a última atleta portuguesa vencedora da Maratona do Porto EDP, em 2007, com a marca de 2h31m01s.

 

Este é um evento que une as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia em torno de uma causa comum - o incentivo à prática desportiva e a solidariedade, já que, se o recorde de melhor marca da Maratona do Porto for batido nesta prova, haverá lugar a um incentivo adicional, patrocinado pela Liberty Seguros, de 10 mil euros, repartidos de igual forma entre o atleta vencedor e uma instituição de solidariedade social a designar. Caso nesta prova seja batido o melhor recorde do mundo, este prémio sobe para os 50 mil euros, repartidos nas mesmas condições.