Cultura

10000 anos depois entre Vénus e Marte traz ao Porto arte contemporânea da Colecção António Cachola

  • Notícia

    Notícia

#10000_anos.jpg

A Galeria Municipal do Porto inaugura a 9 de dezembro, pelas 16 horas, "10000 anos depois entre Vénus e Marte", uma exposição realizada a partir do acervo da Colecção António Cachola, relevante coleção privada de arte contemporânea em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

Exclusivamente constituída por obras produzidas por artistas portugueses, que começaram a expor pública e regularmente a partir de 1980, a Colecção Cachola inclui pintura, desenho, gravura, escultura, instalação e vídeo, perfazendo um total de mais de 650 obras de mais de uma centena de artistas. Assinalando o 10.º aniversário da colaboração MACE/Colecção Cachola, a Galeria Municipal do Porto prossegue a sua missão no âmbito da divulgação de importantes coleções nacionais de arte contemporânea.

Com curadoria de João Laia, "10000 anos depois entre Vénus e Marte" reúne um conjunto de artistas de diferentes gerações, apresentando, pela primeira vez, uma série de novas aquisições da Colecção.

De título homónimo ao álbum lançado em 1978 por José Cid, a exposição é uma proposta especulativa que habita um território próximo do sonho ou da alucinação. As obras apresentadas analisam diferentes domínios do quotidiano e, no seu conjunto, questionam formas aparentemente estáveis de interpretação do real.

Estão representados os artistas Ana Manso, Ana Santos, André Romão, Andreia Santana, António Júlio Duarte, Carla Filipe, Catarina Dias, Claire Santa Coloma, Diana Policarpo, Diogo Evangelista, Fernanda Fragateiro, Filipa César, Francisco Tropa, Gabriel Abrantes, Gil Heitor Cortesão, Joana Escoval, Joana Vasconcelos, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Queiroz, João Tabarra, Luís Lázaro Matos, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mariana Silva, Marta Soares, Mauro Cerqueira, Musa paradisiaca, Nuno da Luz, Pedro Barateiro, Pedro Neves Marques, Rita Ferreira, Vasco Araújo e Von Calhau!

Alguns desses autores participam também nas performances que assinalarão a abertura da exposição, a realizar no Cinema Passos Manuel às 23 horas de sábado da próxima semana, designadamente Nuno da Luz, Vera Mota, Carla Filipe, Joana Escoval, Pedro Barateiro, Diana Policarpo, Von Calhau! e Lynce (djset).