Sociedade

Vários estabelecimentos da Movida já têm a certificação europeia Noite Segura

  • Notícia

    Notícia

Estabelecimentos inscritos em zonas reguladas de animação noturna receberam esta semana a certificação europeia Noite Segura/Safer Nightlife. Passam, a partir de agora, a estar devidamente identificados, com selos visíveis, como espaços que implementam boas práticas em termos de segurança e saúde na noite da Baixa portuense. 

Em sessão realizada na Câmara do Porto, foram reconhecidos os estabelecimentos com mais de 50 por cento da sua equipa devidamente formada no âmbito do projeto SAFE!N, criado pela autarquia com a Agência Piaget para o Desenvolvimento e que visa a implementação local do modelo Safer Nightlife.

Este processo de certificação incluiu dois cursos de formação dirigidos para trabalhadores de espaços de diversão noturna e certificado pela DGERT. Os cursos integraram conteúdos relacionados com a promoção de um atendimento e um ambiente promotores de qualidade e segurança para os clientes e para o bem-estar comunitário.

Os trabalhadores que completaram o curso com sucesso receberam um diploma de formação que "é importante em termos curriculares e de capacitação para responder aos desafios com que diariamente se deparam", como destaca Ana Cláudia Almeida, diretora da Movida. Para os estabelecimentos, a adesão à iniciativa significa a participação num roteiro de cidades europeias comprometidas com a animação noturna saudável, com controlo de riscos. E para o público a iniciativa traduz-se, naturalmente, num sentimento de maior segurança.

Refira-se que o projeto não tem um papel regulador, mas antes profilático e educativo: a intenção é sensibilizar para hábitos e comportamentos que tornam a diversão noturna numa experiência positiva em termos de individuais, de socialização e de ambiente.

Adotado por cidades como Bruxelas, Barcelona ou Paris, o modelo de certificação Noite Segura traduz-se em intervenções adaptadas à realidade de cada território de animação noturna que visam a promoção de uma cultura de diversão noturna mais positiva, segura e saudável.

O Município do Porto aderiu ao conceito em maio passado e, desde então, tem vindo a realizar, além de ações de formação e sensibilização, encontros com moradores e distintas entidades da zona da Movida. A intenção é criar, de forma consentânea e colaborativa, planos de intervenção em áreas que definem a qualidade de vida da cidade, tais como o ruído, a limpeza urbana ou a convivência no espaço público.