Cultura

Porto Design Biennale promove open call para programa Satélites

  • Notícia

    Notícia

#cartaz_porto_design_biennale.jpg

A PDB - Porto Design Biennale tem a decorrer uma Open Call para a sua primeira edição, que se realiza de setembro a dezembro de 2019. Esta é a primeira vez que o país organiza uma bienal com a missão da promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design.

Partindo do tema escolhido para 2019, "Post Millennium Tension", a PDB pretende promover uma reflexão sobre as transformações que marcam o novo milénio e o lugar do design enquanto disciplina mediadora face aos desafios emergentes.

Para isso, a PDB convoca designers, artistas, arquitetos, ativistas, investigadores e outros agentes culturais a apresentarem projetos no âmbito dessa temática, que serão integrados no programa Satélites. Esta programação paralela valoriza propostas que apresentem interpretações críticas do tema geral desta edição, repensem os formatos tradicionais de apresentação pública e alarguem a abrangência de públicos alcançados e as formas de interação.

Os projetos deverão estar focados em várias vertentes do design, assim como nos diferentes problemas - identitários, geopolíticos, financeiros, tecnológicos, ambientais - com que o mesmo se debate hoje em dia, e procurem encontrar respostas e soluções com potencial para serem realizadas. Os projetos deverão assumir diversas formas e formatos de ação como, por exemplo, debates, colóquios, workshops, exposições, instalações ou publicações.

Promovida em estreita parceria pelos municípios do Porto e Matosinhos, a PDB'19 é organizada pela esad-idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.