Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
Filipa Brito
"O Porto é Lindo!" e dá qualidade aos tempos livres dos seniores da cidade
17-01-2018
Uma visita aos Paços do Concelho do Porto inaugurou hoje o projeto municipal "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65", surgido para proporcionar aos seniores da cidade experiências de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres. Com quatro percursos temáticos para o primeiro semestre do ano, a iniciativa tem um caráter semanal, preenchendo as quartas-feiras à tarde.
A intenção é "valorizar o património da cidade" - material, imaterial, religioso e paisagístico e ambiental -, mas sobretudo "enriquecer a vida" dos seniores do Porto, proporcionando-lhes propostas culturais válidas e estimulando o convívio "com outros grupos de pares", tal como salientou aos jornalistas, no final da visita, o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.
Numa primeira fase, a participação no projeto é realizada através das IPSS da cidade, mas a intenção é alargá-lo aos cidadãos seniores em geral, que poderão inscrever-se diretamente. Essa possibilidade surgirá "dentro de dois meses", uma abertura que será "oportunamente divulgada" nos canais de comunicação do Município, informou o vereador. A partir daqui, ideia é "generalizar e manter a iniciativa, porque achamos que vai ter uma forte adesão".
"Igrejas com história e com estórias"; "Equipamentos históricos, monumentais, patrimoniais e culturais"; "Novos equipamentos marcantes na cidade" e "Equipamentos paisagísticos e ambientais" são os quatro percursos temáticos iniciais de "O Porto é Lindo!", abrangendo desde já um universo extenso de espaços. A previsão é que o leque de propostas vá sendo alargado, até porque "há já instituições que querem abrir as portas" ao projeto a contactar a autarquia, contou Fernando Paulo, dando como exemplo o Tribunal da Relação do Porto.
Nesta fase experimental são 17 os equipamentos a receber o projeto. Conjunto dos Clérigos, Igreja das Carmelitas, Sé Catedral do Porto e Irmandade da Nossa Senhora do Carmo; Palácio da Bolsa, Casa do Infante, Museu do Carro Elétrico ou Biblioteca Pública Municipal do Porto; Casa da Música, Museu e Estádio do Dragão, Pavilhão da Água, Sea Life ou Museu dos Descobrimentos; mais jardins e parques da cidade, estes a explorar sobretudo na primavera/verão, são alguns dos equipamentos que começam a receber estas visitas guiadas. No âmbito do protocolado com as instituições, "a Câmara assegura o transporte, o guia e as entradas" nos espaços que habitualmente cobram a visita.
"De uma forma muito despretensiosa", como assinalou Fernando Paulo, pretende-se ajudar os cidadãos mais velhos e fortalecer o seu sentido de identidade e pertença à cidade.
Por tudo o que encerra, o vereador não tem dúvidas que hoje "foi o primeiro dia de uma iniciativa que irá perdurar no tempo", não só por permitir mostrar o melhor do Porto mas sobretudo porque cuida do seu "património mais valioso: as pessoas". Como concluiu, são cada vez mais os seniores numa sociedade com crescente esperança de vida, competindo à Câmara "dar as respostas necessárias às suas fragilidades e vulnerabilidades sociais, mas também à ocupação útil do seu tempo e à sua valorização por via cultural". Ou seja, também por esta via o Porto quer afirmar-se "como uma cidade onde os seniores têm qualidade de vida".
Nesta primeira visita, 30 seniores provenientes da Previdência Familiar do Porto e do Instituto de Ação Social das Forças Armadas visitaram os Paços do Concelho, onde se encontraram com o presidente da Câmara, Rui Moreira.