Sociedade

Inaugurações em Bombarda regressam no sábado dia 9

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguracao_miguel_bombarda_22set_02.jpg

Fiipa Brito

No sábado 9 de março, há novas exposições de arte contemporânea para ver no Quarteirão de Bombarda que, mês sim, mês não, levam uma tarde de novidades ao interior das galerias e de animação ao exterior circundante.

Na edição de março, o programa foi reforçado. Duas oficinas, um flashmob (dança), um DJ set com performance incluída e ainda um concerto vão animar o percurso do público entre os 16 espaços expositivos que apresentam novas obras e coleções. Tudo com acesso livre, entre as 16 e as 20 horas.

O balcão "Porto." - localizado na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova - será o epicentro da maioria da animação de rua. É daí que vão partir as duas habituais visitas guiadas às galerias aderentes. Ambas têm 15 vagas e duração de uma hora, começando a primeira às 16 horas e a segunda às 17,30 horas. Para participar, pode inscrever-se até às 13 horas de sexta-feira, 8 de março, através do endereço de email stopandgo@portolazer.pt (a segunda visita aceita inscrições no local, caso não esteja lotada).

Na mesma área, vão decorrer duas atividades formativas abertas a todas as idades. Helena Rocio Janeiro, do projeto Coração o Ditador, vai dirigir uma oficina de colagens "corta e cose existencial" ao longo da tarde. O público irá construir coletivamente vários painéis que serão expostos no ciclo seguinte de inaugurações (maio). Em paralelo, o duo Gazete Azulejos apresentará um workshop de pintura de azulejos. A atividade será dividida em quatro horários (16h; 16h45; 17h30 e 18h15), cada um com seis vagas. Há, por isso, necessidade de inscrição que, neste caso, deve ser feita através do endereço de email gazeteazulejos@gmail.com.

Junto ao balcão "Porto.", haverá também música. Entre as 16 e as 20 horas, o designer de moda Estelita Mendonça vai apresentar um DJ set intercalado por uma performance que questiona conceitos como a censura, a perda da identidade ou o silêncio a que somos remetidos ou nos subjugamos diariamente. Essa reflexão serviu também de mote para o cartaz deste segundo ciclo de inaugurações, concebido pelo próprio artista. Mendonça é um premiado designer portuense, já com uma década de experiência, cujas peças de vestuário estão disponíveis numa loja do quarteirão, a Sscar-id store. 

Entre o DJ set, e após a performance, haverá ainda espaço para um concerto dos Mini Stereos, pelas 17,30 horas.

Na outra extremidade da Rua de Miguel Bombarda, na zona pedonal que interceta a Rua de Cedofeita, terá lugar um flashmob promovido pelo Hop Dance Studio. Dois professores de lindy hop desta escola de dança portuense vão pôr toda a gente em movimento entre as 16,30 e as 18,30 horas.

Os restantes ciclos de Inaugurações de Bombarda em 2019 estão marcados para 4 de maio, 29 de junho, 21 de setembro e 9 de novembro.