Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fim de semana pode ser curto para tantas sugestões
28-09-2019

Passeios ao ar livre, descoberta de monumentos, desfiles de veículos antigos, gastronomia, teatro, música, cinema, exposições e tanto mais há para fazer neste fim de semana, que dois dias vão parecer pouco e obrigar a tomar decisões. Das gratuitas às de preço variado, o que vale é que qualquer das escolhas poderá ser feliz.

 
Pondere selecionar um dos muitos filmes que o festival internacional BEAST está a exibir até 6 de outubro e que põem o foco na Lituânia. Um dos destaques é mesmo a estreia nacional de "Wonderful Losers", do documentarista lituano de Arunas Matelis (na foto). Até 6 de outubro, o festival - que inclui também uma série de eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros - anda pelo Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Quem gosta e pode andar, tem a oportunidade gratuita de "Caminhar pelo património" e descobrir algumas das obras de arte pública da cidade (14 horas de sábado), histórias e locais do Porto antigo (11 horas de domingo) e cinema sobre a cidade (16 horas de domingo), no âmbito das Jornadas Europeias do Património

É também do património que se trata nas várias sessões gratuitas do "Espírito do Lugar", que vão explorar o agora quase fantasmagórico Quartel de Monte Pedral, e do evento em Miragaia que visita memórias da antiga Cadeia da Relação, no âmbito do Cultura em Expansão

Se a cozinha é do seu agrado, o Mercado Temporário do Bolhão tem neste sábado (15h) uma proposta de acesso livre que consiste numa tertúlia com a Real Confraria Gastronómica das Cebolas para ouvir histórias de paladares nortenhos.

Por falar em gastronomia, não deixe de decidir onde se come a melhor francesinha do Porto: experimente-as no festival "A Francesinha na Baixa" que está a funcionar na Praça de D. João I.

Mas, se tem atração pela História e cultura russas, a proposta é do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana e tem acesso gratuito no Museu da Farmácia, pelas 18 horas de sábado.

Ainda no sábado, o Coliseu Porto Ageas celebra com a Orquestra Metropolitana de Lisboa os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. O programa começa pelo "Concerto de Aranjuez" de Joaquín Rodrigo e termina com a "Sinfonia do Novo Mundo" de Dvorák.

Já agora, acaba no domingo a série de representações de "A morte de Danton", a primeira encenação de Nuno Cardoso como novo diretor artístico do Teatro Nacional São João.

Entretanto, nos subterrâneos da Alfândega do Porto, o ator Jeremy Irons (na versão inglesa) e o músico Pedro Abrunhosa (na portuguesa) dão voz ao espetáculo audiovisual "Porto Legends - The Underground Experience", que promete uma experiência imersiva a partir dos livros do historiador Joel Cleto sobre as "Lendas do Porto".

Ao longo do fim de semana, tem ainda possibilidade de participar sem custos nas sessões abertas do curso de reflexão em arte contemporânea dos Colectivos Pláka, de variar por algumas das experiências da "Festa do Outono", em Serralves, ou ainda pelas múltiplas ofertas expositivas e não só da Porto Design Biennale.

Além disso, a manhã de domingo é ocasião para a prova de atletismo jovem Vitalis Kids Challenge, no Parque Desportivo de Ramalde.

Os apaixonados ou com simples curiosidade por veículos antigos têm também um domingo duplamente feliz:

- a Exposição de Carros Clássicos Italianos está de volta à Praça de Parada Leitão (junto à Reitoria da Universidade do Porto) e desta vez com 50 automóveis da marca Lancia (incluindo Aprilia, Appia, Aurelia, Flavia, Fulvia e até o Flaminia, bem como o Lancia Delta Integrale), para admirar entre as 11 e as 18 horas;

- a Distinguished Gentleman's Ride vai fazer desfilar pelas ruas da cidade mais de 600 motas clássicas com os motards vestidos a rigor, a partir das 14 horas, estando uma paragem de exibição marcada para os Aliados entre as 16 e as 18 horas.