Cultura

Concerto revela domingo os vencedores do Concurso Internacional Santa Cecília

  • Notícia

    Notícia

#fib_piano_04.jpg

Porto.

O Concurso Internacional Santa Cecília, que desde a passada segunda-feira reúne alguns dos melhores talentos de piano do mundo na Casa da Música e na Fundação Manuel António da Mota, termina no domingo com um concerto em que serão revelados os vencedores desta 20.ª edição. 

Entretanto, as semifinais, que começam nesta quinta-feira, e a própria final podem ser acompanhadas em streaming através do canal de youtube do concurso.

Organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro, o maior e mais antigo concurso internacional de música realizado em Portugal tem participantes entre o 5 e os 32 anos, que procuram aqui aliar uma paixão a uma oportunidade para lançar carreira internacional.

Os jovens pianistas são integrados em seis diferentes categorias, de acordo com a faixa etária em que se inserem, estando a competir ao longo da semana.

O primeiro lugar na categoria Principal receberá o "Prémio Cidade do Porto", patrocinado pela Câmara Municipal e com o valor pecuniário de 5000 euros, enquanto a vitória na categoria de Juniores (A, B, C, D e E) dá direito a receber 750 euros. Soma-se a participação em recitais e festivais de música e, no caso da categoria Principal, o vencedor terá a oportunidade de publicar um CD com a produtora KNS Classical, participar em eventos, nomeadamente Ciclo Recitais Curso de Música Silva Monteiro, na Casa da Música, na Casa de Fralães, na Casa de Portugal/André Gouveia, em Paris, no Festival St. Mesnil des Arts, Moutaut de Villeréal, em França, nos Concertos Mas Brunet, em França, e no Hammerklavier concert série KNS Classical, em Barcelona.

O concerto final com a revelação dos vencedores deste Concurso Internacional Santa Cecília está marcado para as 18 horas de domingo, na Casa da Música, e conta com a participação da Orquestra da Costa Atlântica.

Além da Câmara do Porto, o concurso tem o apoio do Bank of China (delegação em Portugal), do Governo de Portugal e de um conjunto de entidades, entre as quais Fundação Manuel António da Mota, Fundação Eng.º António de Almeida, Sonae, KNS Classical, BPI e Bial.