Mobilidade

Centro Histórico tem novas regras de estacionamento a partir de 3 de junho

  • Notícia

    Notícia

#mno_semaforos_inteligentes_infante_09.jpg

Miguel Nogueira

Melhor gestão do espaço público, estacionamento mais ordenado, melhoria das condições de mobilidade e alívio da pressão sobre os moradores do Centro Histórico são objetivos das novas regras a aplicar na zona a partir de 3 de junho.

Com a criação de novas ZEDL - Zonas de Estacionamento de Duração Limitada em alguns arruamentos, a Câmara do Porto vai reorganizar o espaço destinado a estacionamento e criar bolsas dedicadas exclusivamente aos moradores que solicitem uma avença de residente. As pinturas no pavimento relativas às novas regras começam a ser feitas na próxima terça-feira, 21 de maio, e as novidades entram em vigor a 3 de junho, uma segunda-feira.

Garantindo assim uma melhor gestão do espaço público, que é cada vez mais escasso para as necessidades de mobilidade dos cidadãos, a estratégia tem como prioridades uma maior rotatividade dos lugares de estacionamento e uma maior disponibilidade para os residentes, a par da redução do estacionamento abusivo e do privilégio à utilização de curta duração na proximidade das áreas comerciais e de serviços.

No que respeita às condições especiais a criar para os residentes - que a Câmara tem estado a informar antecipadamente sobre as novidades através da distribuição de flyers - passam pela sinalização das zonas a eles reservadas, devendo os interessados adquirir uma avença anual para a sua zona de residência. A aquisição da licença não garante reserva de lugar, mas antes o estacionamento sem pagamento (além do valor da avença) na ZEDL da sua área de residência, sem limite de tempo nas zonas definidas e desde que haja vaga nos lugares tarifados existentes ou exclusivamente destinados.

A avença pode ser requisitada através do Balcão Virtual da página de internet da Câmara do Porto ou pessoalmente no Gabinete do Munícipe, sendo atribuída pelo período de um ano civil (de janeiro a dezembro).