Cultura

Caricaturas de José Saramago para ver em exposição virtual

  • Notícia

    Notícia

Maurício Parra-Saramago.jpg

A mostra que evoca o único Nobel da Literatura em língua portuguesa reúne, durante o mês de junho, caricaturas do PortoCartoon numa exposição virtual no Alameda Shopping.

São ao todo quatro dezenas de caricaturas de José Saramago que, munidas do poder do lápis e do humor, associam a literatura à arte e ao riso.

A exposição disponível no website do Alameda Shopping reúne um conjunto de caricaturas que integraram o 15.º PortoCartoon, realizado em 2013 sob o tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e apresenta, através de uma mostra virtual, os trabalhos premiados, os finalistas e alguns dos selecionados pelo júri internacional dessa edição.

O conjunto de trabalhos possui um grande valor simbólico para o PortoCartoon-World Festival, uma vez que foi com o escritor português que o certame arrancou para uma nova tipologia de prémios especiais, dedicados a grandes nomes nacionais e internacionais da literatura, cinema, artes, desporto e política.

Além de José Saramago, também figuras como Picasso, Hermingway, Woody Allen, Bob Dylan, Nelson Mandela, Amália, Manoel Oliveira e Fernão de Magalhães foram já homenageadas por artistas de todo o mundo.

Esta é a 12.ª exposição realizada através do protocolo entre o Alameda e o Museu Nacional da Imprensa e conta com a curadoria de Luiz Humberto Marcos, diretor do museu.