Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Primeira biografia de Agostinho da Silva
17-02-2015

A primeira biografia do filósofo e pensador nascido no Porto Agostinho da Silva acaba de ser lançada. "O Estranhíssimo Colosso" é da autoria de António Cândido Franco.


O livro, editado pela Quetzal, tem o apoio da Associação Agostinho da Silva e a primeira biografia de alguém que se bateu a fundo pela lusofonia, entre outros temas. António Cândido Franco, que conheceu pessoalmente Agostinho da Silva, debruçou-se "a fundo" sobre a biografia do filósofo, durante três anos.


Em entrevista à Rádio Renascença, António Cândido Franco, que levou entre 4 a 5 anos a escrever esta biografia, conta que conheceu Agostinho da Silva quando este completou 80 anos, pouco antes de na RTP 1 terem sido emitidas treze entrevistas intituladas "Conversas Vadias" que deram a conhecer o filósofo a muitos portugueses.

 

George Agostinho Baptista da Silva nasceu a 13 de fevereiro de 1906, na travessa Barão de Nova Sintra, freguesia do Bonfim, no Porto, numa família da pequena burguesia originária do sul do país. Frequentou Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e concluiu a licenciatura com 20 valores. Morreu há 20 anos, com 88 anos, a 3 de abril de 1994, em Lisboa.