Sociedade

Música e homenagem à resistência marcam as celebrações do 25 de Abril

Filipa Brito

Concertos, fogo-de-artifício, jogos tradicionais, uma homenagem aos resistentes antifascistas e o tradicional Desfile pela Liberdade integram o programa deste ano das comemorações do 25 de Abril, no Porto. A celebração começa na véspera do feriado, com dois concertos na Avenida dos Aliados.

A Kumpania Algazarra dá início à festa, com uma atuação na maior sala de espetáculos da cidade, na noite de 24 de abril, a partir das 22 horas.

Pouco antes da meia-noite, e a anteceder o lançamento do fogo-de-artifício, há lugar a uma apresentação do Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que assinalará a entrada no Dia da Liberdade.

A noite termina com o espetáculo do rapper Piruka, nome emergente do hip hop nacional.

No feriado de 25 de abril, a programação arranca a partir das 10 horas na Praça de D. João I, com uma manhã dedicada aos mais pequenos e preenchida com vários jogos tradicionais.

À tarde, pelas 14 horas, o Museu Militar do Porto recebe uma homenagem aos resistentes antifascistas, cerimónia que antecede o tradicional Desfile pela Liberdade, que arranca no início no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga PIDE, e ruma até à Avenida dos Aliados.

O dia termina no palco dos Aliados com dois momentos de música tradicional portuguesa. A partir das 15,30 horas, atua a Chulada da Ponte Velha e, meia hora depois, é a vez da Ronda dos Quatro Caminhos.

O programa é de acesso gratuito.

Data

Data

  • 24 de abril de 2019

    22:00 - 00:00

    seg, ter, qua, qui, sex, sab, dom

  • 25 de abril de 2019

    10:00 - 17:00

    seg, ter, qua, qui, sex, sab, dom


Pino de localização

Localização